Descubra 4 dicas para montar uma república na faculdade!

Com o início da vida acadêmica, muita gente sai da casa dos pais e, às vezes, até muda de cidade para poder cursar a faculdade e ter mais independência. Porém, não são todos que querem morar sozinhos — e é fácil imaginar o porquê. 

Afinal, além de gostarem de ter companhia na rotina, eles já pensam sobre os custos para manter uma casa que podem pesar (e muito) no bolso. Não é à toa que montar uma república se tornou tão popular entre os universitários, pois funciona como solução para ambas as questões.

Pensando nisso, reunimos 4 dicas que vão ajudá-lo a colocar essa ideia em prática e garantir que a experiência de dividir a residência com outras pessoas seja positiva. Acompanhe!

1. Reflita sobre as pessoas com quem vai querer morar

Para começar, é importante decidir com quem você quer morar: amigos, familiares (primos e irmãos, por exemplo), colegas do seu curso ou outros estudantes da instituição de ensino. Isso porque essa escolha vai impactar diretamente a sua liberdade de ir e vir, a sua privacidade e até mesmo a sua segurança. 

Tenha em mente também que morar com indivíduos que tenham ideias, filosofias de vida e concepções de mundo diferentes das suas não é uma boa opção, pois as chances de desentendimentos são grandes. 

2. Procure por residências próximas à faculdade

A segunda dica é bem simples: ao decidir montar uma república, procure por casas ou apartamentos que sejam próximos à faculdade. Dessa forma, você não só evita gastos diários com locomoção, como também minimiza as chances de atraso.

Com isso, há uma economia considerável ao longo do mês e uma melhora na qualidade de vida, já que você fica com mais tempo durante o dia para se dedicar aos estudos, ao trabalho ou às atividades pessoais.

3. Estabeleça regras de convivência

Não deixe de, em conjunto com os moradores do local, criar um livro de regras de convivência, como o dia da faxina, o horário limite para barulho nas áreas compartilhadas (sala, varanda, jardim, cozinha etc.) e o aviso antecipado sobre visitas.

Sim, essa é uma medida que pode parecer metódica e até um pouco cansativa, mas que acredite: vai livrá-lo de uma série de problemas, atritos e dores de cabeça com os demais. Afinal, coisas pequenas podem não incomodar a fulano, mas irritar (e muito) a ciclano e por aí vai.

4. Liste as despesas individuais e grupais

Para encerrar, não deixe de listar quais despesas são individuais e quais serão pagas coletivamente. Por exemplo, água, gás, luz e internet são utilizados por todos os moradores. Logo, os valores mensais de cada uma dessas contas devem ser divididos pela quantidade de pessoas no imóvel.

Porém, alimentação é algo muito particular, já que há gente que faz dieta porque pratica uma atividade física, tem algum tipo de intolerância alimentar, não consome determinadas marcas, é vegetariana ou mesmo vegana etc.

Portanto, o certo é cada indivíduo se responsabilizar pelas suas próprias compras no supermercado. Adotando essa medida, você verá como ela será de grande ajuda e facilitará tanto o seu planejamento financeiro quanto o do pessoal!

Seguindo nossas sugestões, será bem mais fácil e prático montar uma república e conseguir a economia desejada durante a faculdade. Por isso, lembre-se de segui-las com rigor e não abrir mão da organização do lar no seu dia a dia para evitar atritos desnecessários com os outros moradores, certo?

E se gostou do nosso post, siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube para acompanhar outras dicas que vão facilitar e simplificar a sua vida universitária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *