Conheça o curso de Pedagogia e o perfil do profissional

A Pedagogia comumente é voltada para os princípios e métodos relacionados à educação e à gestão escolar. No entanto, o mercado de trabalho para essa área pode ainda abranger outras dimensões sociais, como na coordenação e no treinamento em empresas, consultoria, assessorias, entre outras variedades.

Se você está interessado em conhecer mais sobre o curso de Pedagogia e o perfil do profissional, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que é e como funciona o curso de Pedagogia?

O curso de Pedagogia, em conformidade com Ministério da Educação (MEC), é um curso de graduação que habilita profissionais para atuarem na educação infantil, no ensino fundamental e na gestão escolar, sendo concedida a eles a titulação de licenciatura ou bacharelado.

Mediante isso, as matérias apresentadas na grade curricular do curso são teóricas e voltadas para as teorias pedagógicas, psicologia educacional, sociologia da educação, filosofia da educação, além das disciplinas referentes às práticas em sala de aula e os estágios supervisionados.

O curso tem em média duração de três a quatro anos e seu ingresso se dá por processo seletivo em conformidade com a instituição de ensino escolhida pelo candidato ao curso, sendo possível realizar de forma presencial ou pela educação a distância.

Qual o perfil do pedagogo e as possibilidades de atuação?

É muito comum escutar que, para fazer o curso de Pedagogia, é essencial gostar de crianças. É certo que, geralmente, o foco do curso está na primeira infância, na alfabetização e no letramento. No entanto, o profissional em Pedagogia está habilitado para atuar em diversas vertentes nas quais são necessários métodos pedagógicos.

Nesse sentido, o pedagogo precisa ter interesse pela área de humanas e pelas questões educacionais, estando preparado para atuar com crianças, adolescentes e adultos, seja no meio escolar ou no meio empresarial.

Desmitificando a ideia inicial do curso de Pedagogia, a área de atuação para esses profissionais abrange campos como:

Ensino

O campo mais comum de atuação do pedagogo está no ensino, com o profissional sendo habilitado para lecionar no ensino infantil e fundamental.

Coordenação

O profissional pode atuar na gestão escolar, acompanhando a rotina de ensino da escola e atuando na orientação de alunos e professores.

Desenvolvimento de materiais

O pedagogo pode trabalhar em editoras, na coordenação e na elaboração de materiais educativos, como na criação de livros, apostilas e vídeos educacionais.

Hospitais

O profissional formado em Pedagogia pode trabalhar no setor da pedagogia hospitalar, trabalhando com o aprendizado de crianças e adolescentes internados no hospital e que não podem ir regularmente para a escola

Empresas

No ambiente empresarial, o profissional da Pedagogia pode trabalhar com projetos educacionais, na coordenação e no treinamento empresarial.

Por que investir no curso de Pedagogia?

Como colocado ao longo do post, o curso de Pedagogia oferece muitas possibilidades de atuação para o profissional da área no mercado de trabalho, já que o campo é um dos que mais emprega no Brasil.

Além disso, o profissional da área pode fazer especialização, como a psicopedagogia, para aperfeiçoar os seus conhecimentos, ter um diferencial em relação aos demais profissionais e aumentar suas chances na carreira profissional.

O curso é um dos mais procurados no Brasil, tendo um grande número de matriculados. Se você está decidido a fazer o curso de Pedagogia, se dedique, especialize e desfrute do melhor que essa profissão pode lhe oferecer!

E então, gostou deste texto? Então veja mais informações sobre o curso de graduação em Pedagogia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.