Conheça as principais carreiras em alta para os próximos anos

O processo de escolher uma área profissional para cursar espanta muitos jovens. Afinal, esse momento exige a avaliação de vários fatores, como afinidade com a profissão, possibilidade de ascensão profissional, crescimento e estabilidade da atividade e os ganhos obtidos no ramo. Antes de tomar a sua decisão, é fundamental analisar quais são as carreiras em alta e, a partir daí, tirar suas próprias conclusões.

O mercado de trabalho é dinâmico e, de tempos em tempos, há profissões que estão mais em evidência. Considerar as atividades que serão mais requisitadas nos próximos anos é fundamental para aproveitar as oportunidades e fazer uma escolha mais segura.

Conheça abaixo as carreiras mais promissoras até 2020!

Desenvolvedor de softwares

As profissões que reinventam processos ou são capazes de otimizar as tarefas ocupam uma posição de destaque no mercado de trabalho, tanto em épocas de prosperidade quanto nos tempos de crise. Esse é o caso da área de tecnologia, que permanecerá em alta nas próximas décadas.

O que faz a tecnologia estar em evidência é a crescente tendência da substituição da mão de obra humana por máquinas nas profissões mais tradicionais. Se você não quer correr o risco de ingressar em uma área e ser substituído por robôs no futuro, o ideal é ser quem produz os robôs e seus sistemas.

Está na dúvida sobre qual rumo seguir no vestibular? Entre os cursos com boas perspectivas para a carreira em tecnologia estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação. Vale ressaltar que essas formações não servem apenas para quem pretende trabalhar em empresas, mas também para quem deseja abrir o próprio negócio, criando produtos e soluções tecnológicas.

Comunicador

A comunicação está em tudo e, na atualidade, ser comunicador não se resume à figura do jornalista ou do profissional que atua nos veículos tradicionais de comunicação, como TV e rádio. Comunicar-se bem é uma ferramenta crucial para que as organizações possam se aproximar cada vez mais do seu público-alvo e competir em pé de igualdade com os concorrentes, principalmente nas áreas de venda e consumo.

Algumas das profissões em evidência no ramo de comunicação são Publicidade e Propaganda e Designer – indispensáveis no mundo dos negócios para a criação de embalagens, anúncios publicitários, desenvolvimento de interface de aplicativos etc.

Engenheiro ambiental

Conciliar a sustentabilidade com os interesses financeiros das empresas é uma necessidade urgente no universo empresarial. A partir do desenvolvimento do espírito social e empático tido pelas novas gerações, é obrigatório que as corporações desempenhem o seu papel em harmonia com a responsabilidade social, ou seja, respeitando o meio ambiente.

Nesse contexto, desde as grandes até as pequenas organizações buscam pelo trabalho do Engenheiro Ambiental, que é especialista em analisar a exploração dos recursos naturais, bem como o desenvolvimento de atividades empresariais e seus impactos.

Gestor de pessoas

A gestão de pessoas é um alicerce fundamental para alinhar as atividades dos colaboradores com as mudanças constantes no ambiente corporativo. Devido ao dinamismo vivenciado pelas empresas, é imprescindível contar com uma equipe que recrute e selecione os melhores colaboradores, além de intermediar a relação deles com a companhia da melhor forma possível, criando um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Com base nisso, as profissões na área de Administração e Recursos Humanos são promissoras não só para o momento atual, mas também para os anos seguintes. Os profissionais com nível superior e especializações na área serão ainda mais valorizados pelo mercado.

Agora que você sabe quais são as carreiras em alta no futuro, já pode analisar criteriosamente a opção que mais compreende as suas habilidades e preferências e que proporcionará segurança e estabilidade profissional.

Gostou deste post? Então compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *