Confira 5 dicas incríveis para perder o medo de falar em público

Falar em público pode ser um verdadeiro pesadelo para muita gente. No entanto, quem não aprimora essa técnica pode ter sérios problemas tanto na vida acadêmica quanto no mercado de trabalho. Afinal, vários processos seletivos têm momentos de interação e dinâmicas em que os candidatos devem se expressar para os demais.

Além disso, quem almeja cargos com melhores salários, como de liderança ou gestão, sempre terá que apresentar relatórios, projetos e até ministrar palestras orientativas aos seus colaboradores. Ou seja, se a pessoa fugir de falar em público, certamente não obterá o sucesso almejado.

Você se vê nessa situação? Não se preocupe! Continue lendo este post e confira 5 dicas que farão a diferença!

1. Esteja preparado

Essa primeira dica é básica, mas extremamente importante. Quem não domina o assunto que será transmitido dificilmente conseguirá relaxar ou encontrar maneiras criativas para entreter a plateia.

Se a apresentação for um trabalho acadêmico, por exemplo, faça uma revisão, crie um roteiro dinâmico no PowerPoint (ou programa similar) e insira tópicos que o ajudem a recordar o conteúdo na hora. Essa preparação, inclusive, contribui para que você se sinta mais seguro para conduzir o assunto.

Estude, faça pesquisas e busque fontes confiáveis para apresentar dados corretos. Lembre-se: vale a pena investir tempo na sua apresentação.

2. Treine em frente ao espelho

Mesmo estando com o tema na ponta da língua, sempre é indicado um treinamento para que você enterre de vez o medo de falar em público.

Uma dica bem bacana nesse sentido é treinar em frente ao espelho — se você tiver um de corpo inteiro em sua casa, melhor ainda! Imagine-se no dia da sua apresentação e discorra todo o conteúdo, se preciso, várias vezes. Dessa maneira, até mesmo ideias novas poderão surgir, pois a prática leva à excelência.

3. Seja você mesmo

Evite tentar copiar algum coach, youtuber ou profissional de sucesso. A apresentação é sua, e deve trazer as características da sua personalidade para conquistar a plateia. Além disso, quem busca falar em público copiando alguém fica superficial e acaba “dando bandeira” sobre o próprio nervosismo.

4. Respire

A respiração também é fundamental para uma apresentação ser bem-sucedida. Por isso, vale a pena você se concentrar antes de iniciar a explanação, mantendo-se relaxado e ciente de que tudo vai dar certo. Aliás, esse controle da respiração te ajuda até a manter a plateia mais atenta.

Tente falar com firmeza e passe motivação em seus gestos. Além disso, tenha sempre um copo d’água por perto. Evite pensamentos negativos e fale objetivamente, sempre controlando a ansiedade ou o atropelo das palavras.

5. Quebre o gelo com a plateia

Geralmente, quem assiste a uma apresentação está disperso nos primeiros minutos. Então, para você conseguir cativar o público, é preciso quebrar o gelo. Pode ser uma brincadeira, uma história que leve ao assunto principal ou mesmo uma curiosidade que instigue as pessoas a saber a resposta.

Além disso, faça contato visual com a plateia e tenha em mente que, apesar do que você pode estar sentindo, ninguém está te julgando. Dessa maneira, você se sairá bem melhor na sua apresentação!

Bom, é claro que, mesmo seguindo as nossas dicas, o seu medo de falar em público não vai desaparecer da noite para o dia. Ainda assim, ele será amenizado — e, com a prática, você ficará preparado para alçar voos mais altos. Encare a situação como um desafio e esteja sempre disposto a encará-lo! Assim, os resultados serão altamente positivos, ajudando em sua vida profissional e pessoal.

Então, gostou da leitura? Se este conteúdo foi útil, que tal acompanhar as nossas próximas postagens? Siga a gente lá no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *