Como estimular a leitura na educação infantil?

Para as crianças, o momento que aprendem a ler é único. Elas, finalmente, conseguem compreender as palavras escritas em jornais, revistas, fachadas de lojas e cartazes, por isso, desejam ler qualquer coisa que apareça diante delas. Portanto, esse é o momento ideal para começar a estimular a leitura na educação infantil.

Crianças que cultivam o hábito da leitura desde cedo conseguem se desenvolver melhor criativamente, aprendem novos conteúdos mais facilmente, ampliam o vocabulário e desenvolvem o senso crítico mais rápido. Você sabe como ajudá-las a obter esses benefícios? Felizmente, o nosso conteúdo de hoje foi feito para lhe ajudar.

Continue acompanhando este artigo para entender como estimular a leitura desde cedo nos pequenos. Confira!

Demonstre interesse pela leitura

Sabe-se que o primeiro exemplo de comportamento pessoal e social para as crianças são os pais. Portanto, os hábitos cultivados pelos responsáveis serão absorvidos por elas, principalmente o da leitura.

Sendo assim, procure demonstrar o seu interesse pelos livros sempre que puder. Assim, as chances de eles serem leitores ávidos quando crescerem serão maiores.

Incentive a leitura em conjunto

Uma boa maneira de estimular a leitura infantil é ler histórias em conjunto, sobretudo se a criança ainda tem certa dificuldade para ler sozinha. Ao ter a ajuda dos pais para se concentrar na atividade, ela desenvolve a habilidade de focar e prestar atenção no que faz até conseguir ler um livro inteiro por si só.

Portanto, sente-se com os seus filhos para ler pequenos contos e até mesmo placas, anúncios e panfletos. Isso as ajudará a compreender melhor o mundo.

Converse sobre a história lida

Falar com a criança sobre a história que acabaram de ler também é uma ótima maneira de incentivar a leitura na educação infantil. Pergunte o que ela entendeu, como ela se sente sobre o que aconteceu na história, se ela contaria um final diferente, assim por diante. Essa conversa favorece o interesse pela leitura e incentiva a imaginação.

Apresente gibis infantis

Apesar da empolgação perante a nova descoberta, as crianças costumam se cansar facilmente durante atividades de leitura mais densas. Aliás, qualquer pessoa se cansa diante de textos muito longos. Sendo assim, evite forçá-las a ler muito em um curto espaço de tempo.

Nesse período inicial da aprendizagem, o melhor é oferecer livros com mais imagens do que escrita, como gibis infantis. A densidade dos textos pode ser aumentada conforme as crianças se desenvolvem.

Respeite os interesses da criança

Outro ponto importante é o respeito aos interesses da criança. De nada adianta incentivar a leitura de conteúdos que elas não gostam ou que sejam difíceis demais para a sua compreensão.

Então, sugira livrinhos, revistinhas e outros materiais de leitura de fácil entendimento. Quanto mais à vontade a criança se sentir com a atividade, mais confortável ela ficará para compartilhar os seus interesses com você e mais fácil será atender suas preferências.

Você também pode usar a tecnologia para estimular a leitura na educação infantil. Hoje em dia, as crianças já estão familiarizadas com os dispositivos tecnológicos, portanto, incentivá-las a ler por meio dos tablets, smartphones e computadores é tão eficaz quanto oferecer um livro físico. Desse modo, procure incluir aplicativos de leitura interativa na oferta de materiais para variar a sua abordagem.

Gostou deste artigo? Então, veja também como se preparar para a educação inclusiva na escola e aumente os seus conhecimentos sobre o assunto!15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *