Como cuidar da pele no outono? Esteticista dá dicas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cuidados com a pele não dependem apenas do seu tipo: as estações do ano também influenciam (e muito) nos tratamentos que devem ser adotados.

Segundo a especialista em estética facial e docente do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Barão de Mauá Cristina Petersen, no caso do outono, a pele pode perder umidade, ficando opaca ou descamando, por conta do clima seco.

“O outono é uma estação de transição com dias amenos e noites frias. A pele é sensível às mudanças climáticas. Fatores ambientais como umidade do ar, incidência de radiação solar e temperatura ambiente contribuem para o aparecimento da pele seca ou ressecada”, explica.

 

Você também pode se interessar por: Mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos

Pele ressecada

De acordo com Cristina, um dos principais problemas que o outono causa à pele é o ressecamento. Por isso, ela menciona a importância dos cuidados extras que envolvem a hidratação.

“Devemos cuidar da pele com muita hidratação e peelings mais suaves e superficiais para iniciar os tratamentos de inverno, onde temos a temporada de peelings, luz intensa pulsada e lasers para amenizar rugas, manchas e cicatrizes”, comenta.

Nesse caso, o uso de hidratantes mais potentes, que contenham ativos calmantes para reduzir a vermelhidão da pele, são os mais indicados.

“Geralmente, esses produtos são vendidos como cremes para pele sensível ou que apresentam vermelhidão. Eles costumam ter na fórmula ácido hialurônico, extrato de arnica, prebióticos e probióticos, entre outros”, afirma.

 

Veja também: Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no outono

Cristina explica que os principais tratamentos que devem ser aderidos no outono são limpeza de pele, hidratação, nutrição, além de peelings suaves e superficiais.

Ela ressalta ainda que, mesmo em dias nublados e chuvosos, o uso do protetor solar é indispensável. “No outono, a incidência de radiação ultravioleta ainda é muito alta”.

Para manter a pele hidratada neste período, a esteticista menciona ainda os seguintes cuidados:

 

  • Beber, no mínimo, dois litros de água por dia;
  • Evitar banhos quentes e demorados;
  • Usar o hidratante logo após sair do banho;
  • Para peles oleosas e acneicas, é recomendado usar um hidratante oil free;
  • Usar um hidratante específico para os lábios e outro para região dos olhos;
  • Usar filtro solar diariamente.

 

Não deixe de conferir: Hábitos que prejudicam a saúde da pele


Deprecated: Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use Elementor\Core\Schemes\Typography em seu lugar. in /var/sites/html/blog.baraodemaua.br/wp-includes/functions.php on line 5051