Áreas da engenharia: saiba tudo sobre a Engenharia Ambiental!

Para quem gosta da área de exatas e quer ajudar a fazer diferença no mundo, a engenharia ambiental é uma excelente opção de graduação. Quem se forma no curso tem como principal função proteger a saúde humana e preservar o meio ambiente.

Além da nobre tarefa, o mercado de trabalho é diversificado e repleto de oportunidades. Se você tem dúvidas de que essa é uma boa graduação para cursar, continue lendo o post e descubra tudo sobre o curso.

Afinal, o que se estuda no curso de Engenharia Ambiental?

No fim da graduação de dez semestres, o aluno sairá apto a desenvolver soluções de diversos problemas com o uso de inovação e tecnologia, proporcionando a melhor integração entre o meio ambiente e a população.

Sendo assim, o engenheiro ambiental é o responsável por desenvolver projetos ambientais sustentáveis para atender as diversas esferas do mercado de trabalho.

Dessa forma, a engenharia ambiental é um curso multidisciplinar. Apesar de Muitas matérias técnicas como Física, Química, Cálculo, Desenho técnico e Estatística, há também disciplinas da área de Ciências Biológicas e, ainda, de Humanas, como é o caso das matérias de Microbiologia e Ética e Meio Ambiente.

No último semestre o aluno ainda estudará sobre Tecnologia Verde e Edificações Sustentáveis, matéria indispensável para os profissionais do mercado atual. Como você pode ver, toda grade curricular do curso é muito interessante!

Curso de Engenharia Ambiental

Quais as possibilidades de trabalho?

Por ser uma graduação multidisciplinar, o mercado de trabalho se torna bem abrangente. Quem se forma em engenharia ambiental pode tanto participar de concursos quanto trabalhar no setor privado. Há ainda quem prefira abrir o próprio negócio para emitir licenças para empresas. Ao sair do curso você pode atuar com:

Controle de poluição

O profissional é responsável por diminuir o impacto de atividades rurais, ambientais e urbanas no meio ambiente, além de monitorar a emissão de gases no ar e a qualidade da água.

Geoprocessamento

Na área de geoprocessamento, o profissional é o responsável por fazer levantamentos geográficos e mapeamento.

Planejamento e Gestão Ambiental

No planejamento e gestão ambiental, o profissional fará relatórios sobre o impacto ambiental e uso de recursos naturais. Também pode assessorar empresas para descobrir formas de reutilizar resíduos, otimizando a produção e reduzindo os gastos.

Recuperação de áreas

Na recuperação de áreas o trabalho do profissional é criar projetos para recuperar áreas afetadas pela poluição ou degradadas de outra forma.

Recursos hídricos

Nessa área, o profissional fica responsável por planejar e fiscalizar o uso de recurso hídrico, como exploração de rios, lençóis freáticos e reservatórios.

Saneamento

Nesse caso, o profissional atua diretamente na vida das pessoas, pois é ele o responsável por criar sistemas de saneamento de esgoto e abastecimento de água, bem como a coleta de resíduos domésticos e industriais. Também atua criando sistemas de drenagem que previnem enchentes e inundações.

Bioprocessos e Biotecnologia

O profissional ainda pode atuar na área de bioprocessos e biotecnologia, avaliando o impacto de determinado produto ao meio ambiente antes que ele seja disponibilizado no mercado.

As possibilidades são diversas, sendo que todas as formas de atuar podem trazer grande prestígio ao profissional, ao passo que sua atuação interfere na vida de todos, direta ou indiretamente.

Como é o futuro da profissão?

Tivemos muitos escândalos recentes de desrespeito ao meio ambiente, como o caso de Mariana, município de Minas Gerais. Além disso, é comum ver matérias sobre áreas sendo mal conservadas por indústrias de diversos setores.

Trabalhar com engenharia ambiental é de grande importância para o mundo, principalmente porque cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o futuro das próximas gerações. Por isso, é crescente o número de empresas que solicitam serviços de profissionais da área.

É por todas as mudanças no nosso planeta e a necessidade de adequarmos o impacto da intervenções humanas no mundo, que a engenharia ambiental é uma das mais promissoras na área. Se você quer ser parte disso, esse curso é para você!

Agora que já sabe mais sobre o curso de engenharia ambiental, aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais informações sobre essa e outras graduações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *