Afinal, vale a pena fazer pós-graduação?

Ao mesmo tempo que novas oportunidades de trabalho surgem, a competitividade no mercado aumenta. E não é segredo para ninguém que uma das consequências disso são as exigências de formação feitas por boa parte das empresas contratantes. Por essa razão, muitos se perguntam se vale a pena fazer pós-graduação.

Uma pós-graduação oferece inúmeros benefícios para quem deseja crescer profissionalmente. Sendo assim, reunimos alguns deles neste conteúdo com o objetivo de fazer você reconhecer o quão vantajoso é se especializar na sua área de formação. Portanto, continue acompanhando este artigo e confira!

Maior inserção no mercado de trabalho

Antes de tudo, é importante destacar que somente o título de uma pós-graduação não alavancará sua carreira da noite para o dia. O curso escolhido deve estar alinhado aos seus objetivos profissionais e à sua área de atuação no mercado.

Isso é o que lhe ajudará a conseguir o emprego almejado, pois o recrutador verá no seu currículo que você está investindo no seu desenvolvimento.

Ou seja, o curso de pós-graduação precisa ser um complemento mais específico do que você aprendeu de forma generalista na graduação. Desse modo, você obterá vantagem em relação a outros candidatos mesmo que eles também sejam pós-graduados.

Ampliação dos conhecimentos adquiridos

Outro fator que confirma que vale a pena fazer pós-graduação é a atualização dos conhecimentos obtidos durante o curso superior. Até pouco tempo atrás, os cursos de pós-graduação especializantes eram raridades, pois tal formação não era uma necessidade real para o mercado, além de ser um investimento muito alto.

Contudo, com a expansão do ensino superior e o surgimento de novos empregos, esse cenário mudou. Hoje, o leque de cursos existentes é extenso e a capacitação oferecida condiz com a realidade de trabalho atual. Você aprenderá assuntos que não foram vistos enquanto estava na graduação.

Isso quer dizer que, além de se manter atualizado sobre a sua área de atuação, você conseguirá reciclar os conhecimentos antigos. Uma ótima maneira de se capacitar profissionalmente sem precisar passar por outro curso superior.

Possibilidade de se tornar especialista

Como dissemos, os profissionais que se tornam especialistas em determinada área do mercado de trabalho têm grandes vantagens em relação àqueles que só têm conhecimentos generalistas.

Ao fazer uma pós-graduação, você se torna um especialista naquilo que se propôs a estudar. Como resultado, as empresas terão mais confiança em lhe atribuir cargos mais específicos e tarefas mais complexas.

Desenvolvimento do networking

Fazer uma pós-graduação também lhe trará excelentes possibilidades de fazer conexões com outros profissionais. Diferentemente da graduação, em que quase todos os seus colegas ainda não ingressaram no mercado de trabalho, seus companheiros de classe já têm certa experiência de carreira. Isso lhe permitirá ampliar seu networking e seus horizontes profissionais.

Como você pôde notar, sempre vale a pena fazer pós, desde que você saiba alinhar a nova formação com os seus objetivos profissionais.

Com uma pós-graduação no currículo, você deixa de ser um candidato com conhecimentos generalistas e passa a ser um especialista na sua área de atuação, aumenta a sua rede de contatos e ainda usufrui de novas oportunidades de mercado.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato com a Barão de Mauá para descobrir o que podemos fazer pela sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *