Afinal, vale a pena fazer cursinho?

Em tempos de preparação para o vestibular, certamente você já ouviu um amigo falar sobre ou até mesmo recebeu a recomendação de investir em um cursinho preparatório para garantir uma vaga na universidade do seu interesse. Porém, será que realmente vale a pena fazer cursinho?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que, apesar de serem muito aclamados, nem sempre os cursinhos são sinônimos de aprovação no vestibular ou de aprendizado efetivos dos estudantes, pois cada pessoa se adéqua melhor a um tipo de ensino — enquanto algumas necessitam de um professor e de um espaço específico para estudar, outras se saem bem estudando em casa. 

Está na dúvida sobre como estudar para o vestibular? Então continue a leitura e saiba quais são as vantagens e desvantagens de optar por um cursinho.

Vantagens do cursinho

Professor disponível

Sabe quando surge aquela dúvida no meio dos estudos? No cursinho, você terá professores especialistas em questões de vestibular para saná-la que também darão dicas e macetes diferenciados para melhorar o seu desempenho na prova. Além disso, eles costumam revisar as matérias com frequência, o que auxilia a manter o conteúdo fresco na sua memória.

Maior disciplina

Para quem tem trabalha e tem uma vida corrida fica difícil arrumar tempo e disposição para estudar. Ao se matricular no cursinho, o aluno assume o compromisso de se dedicar aos estudos nos dias, lugar e horários determinados pela instituição de ensino.

Mais motivação

Dentro de uma sala de aula é possível estudar com pessoas que estão na mesma situação que você, o que permite a troca de experiências. Sem falar que os professores desenvolvem técnicas que têm o objetivo de motivar e entreter para que você aprenda de uma maneira mais leve e interessante.

Informações novas

Os professores de cursinho têm mais liberdade para dar mais ou menos ênfase nos assuntos. Dessa maneira, os alunos podem encontrar novas formas de resolver uma conta de matemática ou descobrir os elementos de química, por exemplo.

Desvantagens

Ter que se deslocar

Em meio à correria do dia a dia, nem sempre a agenda estará livre para que você se desloque da sua casa ou trabalho para o curso, além do trânsito que pode enfrentar no caminho. Essas circunstâncias causam atrasos e acabam prejudicando o seu aprendizado.

Assistir aulas desnecessárias

O curso segue uma programação e trata de todas as disciplinas cobradas no vestibular. Se você já domina uma matéria, ter que estudá-la repetidas vezes se torna enfadonho e desmotivador.

Pagar mensalidade

É necessário preparar o bolso para arcar com uma quantia significa para a mensalidade e demais gastos com deslocamento e alimentação nos dias de cursinho.

Vantagens de estudar em casa

Otimização do tempo

Estudando no conforto do seu lar, você não precisa perder tempo se deslocando de um lugar para o outro, bastando organizar o seu espaço de estudo. Essa possibilidade diminui o cansaço e facilita a assimilação do conteúdo.

Estudo direcionado

Quem estuda em casa monta a sua própria programação de estudos, tendo a oportunidade de focar nas disciplinas e temas que mais tem dificuldade.

Economia financeira

No máximo será preciso gastar com internet e a compra de alguns livros, mas não haverá o peso de uma mensalidade de cursinho para o seu bolso.

Desvantagens

Dificuldades para esclarecer dúvidas

Tem coisas que só um professor experiente pode explicar de forma acessível para quem está aprendendo algo novo. Por isso, em casa há mais dificuldade para tirar todas as suas dúvidas.

Desmotivação

Encarar horas de estudo sozinho pode ficar tedioso e, uma vez estando em casa, você pode preferir dar mais atenção paras as redes sociais ou até mesmo dormir em vez de estudar, o que ao longo do tempo pode resultar em desmotivação e falta de disciplina, afetando a aprendizagem.

Para saber se vale a pena fazer cursinho ou estudar em casa, é preciso colocar na balança as suas características enquanto estudante, além das disponibilidades de tempo e financeira. O importante é encontrar a modalidade mais adequada para o seu perfil.

Gostou deste post sobre as vantagens e desvantagens de fazer cursinho e estudar em casa? Então compartilhe nas redes sociais e ajude os seus amigos nessa escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *