A importância de se preocupar com sustentabilidade e meio ambiente

Sustentabilidade e meio ambiente vêm sendo focos de preocupação na atualidade. A escassez de recursos naturais em consequência da ação humana é uma realidade, ao mesmo tempo em que promover ações de preservação tem sido desafiador.

Infelizmente, nem todos os países estão dispostos a adotar medidas que possam levar à conservação da natureza, diminuindo a poluição nas indústrias e o desmatamento. No entanto, para que você entenda a importância de adotar uma postura sustentável, preparamos este artigo. Continue a leitura e veja de que formas podemos deixar um ambiente mais agradável para as próximas gerações!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade e meio ambiente são palavras que traduzem a ideia de continuar a fazer uso dos recursos naturais para atender às necessidades da sociedade — afinal, é praticamente impossível manter a natureza intacta — de modo que as gerações futuras não sejam comprometidas com a escassez dessas riquezas.

Ou seja, é nossa obrigação preservar a natureza se quisermos garantir que nossos descendentes terão acesso aos mesmos recursos aos quais temos hoje, além de educá-los para agir da mesma forma.

Por que o Brasil precisa dar atenção à sustentabilidade e ao meio ambiente?

Não há como negar que são cada vez mais recorrentes os impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente. Podemos citar, entre os problemas provenientes da irresponsabilidade do ser humano, os seguintes:

  • poluição;
  • destruição de habitats naturais;
  • acúmulo de resíduos sólidos;
  • extinção de espécies de animais, fauna e flora.

A discussão tem um peso ainda mais importante no Brasil, devido à riqueza de nossa biodiversidade. Uma vez que a carência de políticas sustentáveis afeta a qualidade de vida do homem, é necessário investir em projetos que possam trazer melhorias nessa questão.

Somos cada vez mais afetados pelas tragédias naturais. Enchentes, deslizamentos de terra e temporais avassaladores são noticiados com mais frequência e não podem ser atribuídos apenas à má administração de cidades e estados: também representam resultados do uso irracional de recursos pela população.

Quais iniciativas podem ser adotadas para melhorar o cenário?

Infelizmente, muitas pessoas têm a ideia equivocada de que a natureza é inimiga dos avanços e de que, sem o uso desenfreado desses recursos, é impossível avançar economicamente.

No entanto, promover o desenvolvimento sustentável é obrigação de toda a sociedade, por meio de práticas que permitam a ascensão econômica sem afetar os recursos naturais.

São exemplos de ações sustentáveis e iniciativas que trazem melhorias para os problemas listados ao longo de todo este artigo:

  • diminuição do desmatamento;
  • plantação e reflorestamento;
  • conservação de rios, lagos e mares;
  • práticas de reciclagem;
  • separação do lixo em recicláveis e orgânicos;
  • redução do uso do carro;
  • descarte de óleo de cozinha apenas em locais próprios, evitando jogá-los em ralos;
  • adoção do uso da energia solar e economia de energia elétrica;
  • evitamento do desperdício de água.

Sendo assim, para que sustentabilidade e meio ambiente caminhem juntos, deixando um mundo saudável para as próximas gerações, é necessário o comprometimento de toda a sociedade. Faça a sua parte! Plantar uma árvore, economizar água e reciclar o lixo são atitudes simples, mas que contribuem bastante para um futuro melhor!

Comece agora mesmo compartilhando este artigo nas redes sociais. É muito importante que todos saibam disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *