9 dicas sobre empreendedorismo no Brasil

O brasileiro é um povo bastante criativo e essa característica se expande ao mundo dos negócios. Muitos não apenas sonham em abrir a própria empresa, mas assumem suas ideias e investem em empreendedorismo no Brasil.

Colocar tais pensamentos em prática por meio da abertura de um empreendimento traz bons motivos para comemorar. No entanto, não deixa de ser um caminho desafiador e repleto de obstáculos.

Pensando em você que sonha com o seu próprio negócio, selecionamos 9 dicas de ouro que todo futuro empreendedor deve seguir para ascender profissionalmente. Confira!

 

  1. Demonstre atitude

O empreendedorismo no Brasil exige do novo empresário uma postura muito importante: ter atitude! Sem ação, não há reação. Você não pode deixar que o medo de cometer erros o impeça de arriscar e colocar os planos que estão no papel em prática. Afinal, o start tem que ser dado uma hora ou outra.

 

  1. Tenha um diferencial

Essa dica é válida para toda a hierarquia profissional, desde o estagiário até o gerente. Não seja apenas “um” funcionário — torne-se “o” funcionário. Não realize só o que for solicitado: impressione! Faça sempre mais, pois sua pró-atividade será reconhecida e recompensada quando menos esperar.

Nem todo empreendedor precisa, necessariamente, ser dono do negócio. Hoje em dia, ter um “espírito empreendedor” se transformou em uma característica buscada pelas empresas. Trata-se dos colaboradores que vestem a camisa e assumem suas funções como se fossem os proprietários da organização.

 

  1. Assuma riscos

A atitude sobre a qual falamos na primeira dica deve vir sempre precedida por um bom planejamento. É fundamental calcular cada passo da empresa para diminuir as chances de fracasso.

 

  1. Valorize a equipe

Como diz o velho ditado, uma andorinha só não faz verão. Portanto, selecione com cautela um corpo de profissionais capacitados e com credibilidade para embarcar nessa jornada com você. O mais importante é valorizar o trabalho de todos, pois isso os estimulará a continuarem na corporação.

 

  1. Aperfeiçoe-se com o tempo

Assim como um profissional do ramo da Medicina, o empreendedor deve aproveitar o tempo livre para estudar e se manter sempre atualizado sobre assuntos referentes à sua área de atuação. Dessa forma, quando algo inovador surgir, você pode ser o primeiro a incorporar a novidade em seus negócios e se destacar no mercado.

 

  1. Seja transparente

Um pensamento muito comum — e equivocado — sobre o empreendedorismo no Brasil é referente à dificuldade de atingir o sucesso agindo com honestidade. Trata-se de um ledo engano.

A credibilidade de um negócio está diretamente ligada à transparência de suas ações, e esse é um posicionamento simples de se adotar. Basta prometer o que pode cumprir, sem subestimar clientes, fornecedores ou colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil construir uma imagem sólida.

 

  1. Tenha paciência

O melhor para todo investidor é obter o retorno do dinheiro empregado e garantir a lucratividade o mais rápido o possível. No entanto, é preciso ter paciência. Uma empresa não se solidifica no mercado de uma hora para outra.

Cada ideia, segmento, localização e momento da economia exige um tempo de maturação para que o negócio proporcione ganhos efetivos. Portanto, estipule um prazo baseado em dados sólidos para ver a empresa começar a render e aguarde pacientemente!

 

  1. Faça um planejamento

Todas as nossas grandes decisões, quando colocadas em prática, devem começar com a estruturação de um plano de negócios realista. É esse documento que norteia, passo a passo, as melhores atitudes a serem tomadas.

Quando você imprime seus objetivos, metas e desejos no papel, consegue visualizar com mais nitidez quais atitudes são necessárias para que o negócio dê certo. Por meio desse planejamento, é possível avaliar os possíveis gastos iniciais e recursos necessários para começar seu empreendimento.

No entanto, não se limite à abertura da empresa: o planejamento deve ser usado de forma contínua para avaliar os rumos do negócio e orientar possíveis mudanças de atitudes, corrigindo falhas e potencializando qualidades.

 

  1. Invista em propaganda

Já dizia o ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Realmente, nenhuma empresa vai para frente sem esse investimento.

Um planejamento de marketing bem elaborado pode fazer milagres pela divulgação do seu empreendimento. Isso vale principalmente na atualidade, em que o meio digital aparece com força total, apresentando ótimos resultados por um investimento muito baixo.

Empresas que não estão preocupadas em aparecer no Google, Facebook e Instagram certamente terão problemas para ver o retorno de seus investimentos com a rapidez que desejam.

 

Já deu os primeiros passos para a abertura de um negócio ou ainda está sonhando em ser o seu próprio patrão? Não tenha medo! O empreendedorismo no Brasil precisa da sua coragem e ambição. Graças a pessoas como você, vagas de emprego surgem e produtos ou serviços podem ser ofertados à sociedade com qualidade!

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