7 livros sobre gestão de pessoas que valem a pena!

O conhecimento é um fator de grande peso para o sucesso ou fracasso profissional. Para quem atua na área de Recursos Humanos, é válido se dedicar à leitura de livros sobre gestão de pessoas.

A medida ajuda a avaliar como é possível desenvolver um trabalho para engajar os funcionários e pensar em alternativas para melhorar o ambiente organizacional. Ficar informado sobre as tendências da área de atuação é crucial para exercer as atividades com foco na melhoria contínua.

Neste post, abordaremos sete obras que são importantes para os profissionais de RH aprimorarem as suas competências. Confira!

 

  1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Escrita por Stephen R. Covey, a publicação faz parte dos livros sobre gestão de pessoas mais populares, sendo considerada uma das mais importantes no segmento de negócios do século XX. Os leitores terão à disposição várias ideias que podem conduzi-los ao sucesso. Além disso, conhecerão ferramentas que contribuirão para evoluir em termos pessoais e profissionais.

 

  1. Como fazer amigos e influenciar pessoas

A obra de Dale Carnegie é apontada como um best-seller na área de gestão de pessoas. A primeira edição já tem mais de 75 anos. O livro passa periodicamente por atualizações que incluem temas, como:

 

– Assédio moral;

– Cyberbullying;

– Críticas inadequadas;

– Impacto da internet na comunicação;

– Normas de conduta;

Redes sociais.

 

A publicação tem como meta abordar assuntos com a intenção de aperfeiçoar as relações no mundo corporativo.

 

  1. Gestão De Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações

O autor Idalberto Chiavenato destaca os desafios em gerenciar pessoas na empresa, com foco em assuntos como seleção e retenção de talentos. A publicação também conta com análises sobre o futuro do Recursos Humanos nas corporações.

 

  1. Como dizer? A arte de dar e receber feedback

Tão temido por muitos funcionários e gestores, o feedback é abordado de maneira positiva pela autora Eliana Pita. A obra elimina a visão de que essa ação é um erro, porque, na verdade, trata-se de um excelente recurso para desenvolver competências.

 

  1. Comunicação Não-Violenta

O autor Marshall B. Rosenberg elaborou um ótimo manual didático para aperfeiçoar a comunicação e as relações interpessoais. O escritor afirma que a arte de se comunicar bem é imprescindível para prevenir conflitos no ambiente de trabalho. Ele aponta estratégias de comunicação capazes de manter a harmonia em uma empresa e engajar a equipe.

 

  1. O Monge e o Executivo

É um livro sobre gestão de pessoas que enfatiza elementos primordiais para um funcionário se transformar em um bom líder. O autor James C. Hunter tem como uma das prioridades mencionar a relevância das virtudes para administrar e motivar as pessoas. A publicação cita que o respeito, a responsabilidade e o cuidado são indispensáveis para e exercer a liderança com maestria.

 

  1. Descubra Seus Pontos Fortes

Os escritores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton provam que é essencial as empresas estarem atentas aos pontos fortes de seus colaboradores. Segundo eles, essa iniciativa é peça-chave para atingir excelentes resultados. Os autores ainda abordam que a alta rotatividade pode ser combatida, desde que a companhia invista corretamente na própria mão de obra.

 

A leitura de livros sobre gestão de pessoas é uma prática que deve ser feita constantemente pelos profissionais de RH. Afinal, é uma forma de conhecer e adotar estratégias que podem fazer a diferença na vida dos funcionários e na performance da empresa.

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