3 temas atuais e internacionais que podem cair no vestibular

Quem pretende entrar na faculdade deve focar nos temas que podem cair no vestibular. Não é fácil estudar tantas matérias e detalhes em meio à importante decisão de que carreira seguir. Porém, estar atento ao que acontece ao mundo à sua volta já é um importante passo para se dar bem nos exames.

As atualidades internacionais são abordadas nos vestibulares em questões das mais diversas matérias. Uma declaração de um líder mundial, por exemplo, pode aparecer no enunciado de uma pergunta sobre gramática. E nada melhor para se informar do que ler os grandes portais de notícias e textos especializados para tirar todas as suas dúvidas.

Mas como saber quais as principais temáticas mundiais que merecem a sua atenção? Confira agora mesmo os 3 principais e mergulhe na leitura!

1. Coreia do Norte: programa nuclear

Uma das principais polêmica da atualidade é focada nos anúncios norte-coreanos sobre o programa nuclear, que eles afirmam ser muito potente. Mas de onde surgiu essa questão?

Com a Guerra Fria, um lado da Coreia apoiou a União Soviética e o outro, os Estados Unidos. Assim, formou-se a polarização: comunismo do norte versus capitalismo do sul. Com o fim da URSS, os norte-coreanos se viram em crise e isolados.

Alegando que essa seria a única forma de não serem destruídos pelas outras nações, o governo do norte passou a investir em bombas nucleares e mísseis. Apesar de sofrer com diversas sanções políticas e econômicas em função disso, o líder deles, Kim Jong-un, se mantém irredutível frente a possíveis negociações.

2. Governo Trump: risco aos imigrantes

Outro dos temas que podem cair no vestibular é a política de imigração do governo de Donald Trump. Isso acontece por que o presidente estadunidense tem uma visão rígida contra os imigrantes.

A promessa da campanha de Trump que mais chamou a atenção foi a da construção de um muro entre o México e os Estados Unidos, para evitar a entrada de pessoas por ali. O projeto ainda não saiu do papel, por não possuir apoio da oposição. Mas a Casa Branca segue investindo nessa e em outras legislações para frear a imigração.

Uma das medidas que Trump tenta aprovar é o encerramento da “loteria de vistos”. Com ela, imigrantes ganham o documento por meio de eleição eletrônica aleatória. Além desse sistema, a “migração em cadeia”, que prioriza o ingresso de parentes de moradores legais, também está ameaçada.

3. Política brasileira: o mundo de olho na crise

O Brasil também é um assunto internacional da atualidade, e o motivo é a crise política. Desde 2013, com as manifestações populares, os conflitos nesse setor se agravaram — ocasionando, inclusive, o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Porém, com o país nas mãos do até então vice-presidente, Michel Temer, a tensão não diminuiu.

Diversas polêmicas permeiam o governo Temer, como a acusação de um golpe de estado para tirar Dilma do poder. Além disso, dois tópicos de destaque são as modificações propostas pelas reformas Previdenciária e Trabalhista. O objetivo dessas mudanças seria a recuperação da economia do País, duvidosa para alguns especialistas.

As eleições de 2018 também são um grande marco para a sociedade brasileira. O possível candidato com maioria nas pesquisas, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, teve a candidatura ameaçada por ser julgado na Operação Lava-Jato. Assim, o deputado federal Jair Bolsonaro levaria a maioria dos votos.

Apesar de complexos, esses assuntos podem ser absorvidos com algumas horas de dedicação e estudo. É essencial que eles não fiquem de lado, ainda que dividam o seu tempo com as complexas matemática e português.

Isso porque os temas acima também beneficiam a compreensão de outros conflitos que ocorrem ao redor do mundo, devido à sua importância. Além disso, podem ser úteis futuramente para dominar profissões de áreas como o direito ou as relações internacionais.

Viu só? Dedicar a atenção aos temas mundiais da atualidade pode garantir a sua entrada para a tão desejada faculdade e o sucesso profissional! Agora, siga-nos no Facebook e não deixe de conferir mais temas que podem cair no vestibular e outros detalhes preciosos da vida de vestibulando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *