3 dicas para estudar por conta própria sem erro

Estudar por conta própria nem sempre é uma tarefa fácil, mas é necessário algumas vezes. Se você busca a aprovação no vestibular ou um bom desempenho no Enem, precisa continuar estudando nos horários inversos às aulas ou ao trabalho.

Com um bom planejamento e força de vontade, é possível alcançar o seu objetivo. Porém, para isso, é fundamental criar uma rotina de estudos e seguir alguns passos rumo à aprovação. Quer saber mais? Continue acompanhando o artigo!

1. Seja organizado

Se você vai estudar por conta própria, a organização é fundamental. Afinal, você precisará fazer tudo sozinho, sem a ajuda de ninguém. Confira algumas dicas para se organizar!

Tenha um ambiente agradável

Para que seus estudos sejam produtivos, é muito importante ter um ambiente agradável. Você deve ter móveis confortáveis e um espaço com boa iluminação.

Lembre-se também de evitar bagunça e sujeira. Caso você não se incomode com barulho, vale a pena colocar uma música ambiente que melhore a sua concentração.

Crie uma rotina

Uma boa maneira de obter organização é ter uma rotina de estudos. Para isso, você pode montar um cronograma com os assuntos que estudará em cada dia da semana e um plano de desenvolvimento

Além disso, é bom ter uma tabela com horários para exercícios, refeições, sono e lazer. Todos esses momentos são importantes na rotina de um vestibulando que quer estudar por conta própria. 

2. Mantenha o foco

Depois de estabelecer uma rotina, o próximo passo é conseguir mantê-la. Entretanto, ter essa regularidade é fundamental para conquistar o seu objetivo. Então, aprenda a manter o foco!

Use o método Pomodoro

Você já ouviu falar no método Pomodoro? Se a resposta é não, está na hora de conhecê-lo. Ele vai te ajudar muito a estudar por conta própria.

Sua utilização é muito simples e aumenta a produtividade. A ideia é dividir as tarefas em períodos de tempo de no máximo 45 minutos e separá-los por breves intervalos, que servem para a sua mente descansar. Hoje existem até sites e aplicativos que ajudam a aplicar o método!

Diminua as distrações

Diante de tantas distrações ao alcance da mão, é muito difícil manter o foco. Um smartphone, por exemplo, pode prejudicar muito o seu desempenho nos estudos. Por isso, nos momentos em que estiver estudando, deixe o telefone longe e sem volume. Assim, você não ficará ansioso a cada notificação. 

E lembre-se que você deve fazer o mesmo com qualquer outra coisa que possa servir de distração!

3. Busque a motivação constante

Agora que você já sabe como se organizar e manter o foco, chegou o momento de trabalhar na motivação. Afinal, é ela que fará você não desistir na metade do caminho quando as adversidades surgirem. Conheça algumas estratégias para isso!

Trabalhe com metas

A primeira forma de se motivar para estudar por conta própria é estabelecendo metas. Elas devem começar pequenas e irem aumentando, para que você possa conquistar gradualmente os objetivos. 

Então, uma boa maneira de otimizar os seus resultados é criar metas diárias, semanais e mensais. Determine quais conteúdos você precisa estudar no dia, na semana e no mês e se recompense sempre que conseguir cumprir o objetivo!

Identifique seu método de aprendizado preferido

Você sabia que as pessoas possuem métodos de aprendizado diferentes? Algumas têm mais facilidade de aprender ouvindo, por isso são chamadas de auditivas. Outras, preferem enxergar, e são conhecidas como visuais. E ainda existem as sinestésicas, que têm o aprendizado potencializado quando estão vivenciando situações.

Então, uma ótima estratégica é identificar através de testes em qual perfil você se encaixa. Assim, você pode estruturar toda a sua rotina de estudos com base nesse conhecimento, o que com certeza aumentará sua produtividade e os seus resultados. 

Estudar por conta própria pode ser uma tarefa árdua, mas que, com certeza, será recompensada com a tão sonhada aprovação no vestibular. Agora que você já sabe como organizar os seus estudos, é só começar a colocar as dicas em prática.

Muitas pessoas precisam estudar por conta própria, então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude a disseminar estas dicas, ajudando outros estudantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *